Fundada por José dos Santos Ferreira, em agosto de 2008, a Casa de Axé tenda São Francisco de Assis, localizada na Rua Santa Terezinha S/N, Bairro São Bernardo, Bom Jardim-MA. É um espaço de manifestação e preservação das culturas de matriz africana, preserva principalmente as culturas da Umbanda e Têrêcô.
Dentre parte do seu calendário festivo e ou cerimonial, realiza anualmente as seguintes e principais festividades:
fevereiro – Celebração em homenagem ao batismo da Cabocla Maria, na croa da filha de santo Raquel Junqueira
julho – Celebração em homenagem a guia Maria Helena, na croa da mãe pequena, Maria de Fátima.
agosto - Celebração em homenagem a Cigana do Puêrê
dezembro - Celebração em homenagem as divindades e guias dos filhos da casa.
Pai José de Obaluaê, ou José da Cigana, como é reconhecido dentre as comunidades tradicionais de matriz africana, foi discípulo de “José Pinha Teles, mais conhecido como Pai Zé Pinheiro do João Carrasco - Tenda São José”, posteriormente foi discípulo de “Maria Novais de Brito, mais conhecida como Mãe Mariinha do Antônio Bugí - Tenda são Francisco de Assis”, atualmente é discípulo de "Mãe Roxa de Dr. José Maria Légua - Tenda Santa Barbara - Bacabal - MA".
O Centro Obassabá Muzambê e o Instituto Cultural Candeia, através do edital de Chamada pública para comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiro, vem se dedicando gratuitamente em salvaguardar a memória, dessas comunidades, um segmento cultural que vive em constante estado de vulnerabilidade social.
Intolerância religiosa e racismo cultural não é opinião.
É CRIME!!
DENUNCIE!!!
0 Comentários