O Instituto Cultural Candeia, através do Seu fundador Robert Paixão, membro do Conselho Estadual de cultura do Maranhão, compondo a câmara técnica que trata das culturas populares, culturas tradicionais e patrimônio cultural, vem compartilhar o formulário de solicitação para o Certificado de Mérito Cultural, especifico para comunidades tradicionais de matriz africana, Povos de Terreiro. 

Desenvolvido de maneira que sirva também como um instrumento de preservação histórica, cultural e artística, para essas comunidades tradicionais, contendo um descritivo com as informações essenciais desses espaços.

Fatos históricos: O modelo de certificação, que passa a ser emitido, em território maranhense, pelo CONSEC-MA, foi desenvolvido pelo senhor Robert Paixão, e apresentado pelo Instituto Cultural Candeia, ao Conselho Estadual de Cultura do Maranhão. Onde foi avaliado pelo Grupo de Trabalho – Matriz Africana, composto pelos conselheiros que também integram as respectivas comunidades tradicionais, dentre eles Paulo Pinto (Pai Paulo de Aruanda), Eudivan de Ribamar (Pai Bia), Francisco Sousa (Pai Francisco de Ogum), Augusto Serra (Augusto de Xangô), Jose Carlos (Filho de Mãe do Carmo).

Logo após à apreciação do modelo pelo GT-Matriz Africana, a pauta foi encaminhada aos senhores Dionilio Almeida Mercês, presidente do CONSEC-MA, e ao senhor mestre cordelista, Moizés Raimundo lobato Nobre, conselheiro representante da Secretaria de Estado da Cultura, onde prontamente atenderam a demanda deste segmento cultural. 

Fazendo uso do botão abaixo, faça o Download do arquivo no formato PDF, contendo a ficha de solicitação com as devidas instruções de envio. Caso precise de mais orientações, entre em contato pelo whatsapp 98 98800-8043

Download do arquivo no formato PDF


Na imagem acima é possível verificar o modelo que passa a ser expedido pelo CONSEC-MA, em território maranhense.


O Centro Obassabá Muzambê, foi uma comunidade coadjuvante nesse processo, através de seu fundador, e é a primeira comunidade a receber o certificado de mérito cultural destinado exclusivamente para as comunidades de Matriz africana, emitido pelo CONSEC-MA, e recentemente tambem foi a primeira Comunidade de Terreiro a ser certificada pelo Instituto Brasileiro de Museus, como Ponto de Memória, por ações de museologia social.

Atenção umbandistas, comunidades e povos de terreiro!!!

O Centro Obassabá Muzambê, em parceria com o Instituto Cultural Candeia, promovem chamada pública para comunidades de matriz africana.


Uma oportunidade de obter gratuitamente, um espaço para divulgação e preservação da história do seu terreiro, em uma publicação totalmente moderna e inovadora, em uma página dedicada exclusivamente ao seu terreiro, dentro do website do Instituto Cultural Candeia.